segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

ANO NOVO, HÁBITOS NOVOS

Novas possibilidades, hábitos e informações estimulam a criatividade cerebral

Fazer algo que nunca fez, aprender algo diferente, buscar novas áreas, assuntos, se interessar por novos temas, isso tudo ativa a criatividade. Conversar com gente diferente, absorver novos conteúdos e conviver é fundamental.

A primeira segunda-feira de 2017 chega com milhões de desejos de mudanças, de atitudes, de maneiras diferentes de encarar a vida. Mudar o ponto de vista pode ser o primeiro passo.
Ver as coisas por um outro lado, se colocar em um lugar onde você normalmente não está, que tal? O primeiro Bem Estar do ano te faz esse convite. Tente enxergar as coisas de uma maneira diferente, se colocando no lugar do outro, por exemplo.
Quando a gente se abre para novas experiências, a gente fica mais criativo. Isso muda o nosso cérebro. Tudo ganha cores. É assim que a gente espera que seja 2017, sem promessa que não possa ser cumprida! A nutricionista Lara Natacci já ajudou muita gente a ter foco, força e fé e explica como isso é possível através da alimentação. O neurologista Tarso Adoni conta como a gente pode vencer a preguiça e estimular a criatividade.
Ser protagonista da mudança é a dica para vencer a preguiça, essa adversária poderosa; Veja dicas de motivação
Saiba mais
Segundo Doutor Tarso Adoni, algumas pessoas são mais criativas que outras, mas de modo geral, dá pra estimular a criatividade em cada um e fazer um ano novo diferente.
A criatividade aumenta quando a gente abre o leque de possibilidades, busca coisas novas, novos hábitos, novas informações. O cérebro criativo é aquele que está sempre recebendo novas informações. A curiosidade é alavanca que impulsiona o cérebro para trabalhar melhor. O indivíduo que é curioso, interessado em aprender, naturalmente se torna uma pessoa mais criativa.
Fazer algo que nunca fez, aprender algo diferente, buscar novas áreas, assuntos, se interessar por temas que desconhece, tudo isso ativa a criatividade. Conversar com gente diferente do seu círculo de amizades, absorver novos conteúdos e conviver é fundamental. Tornar-se um adulto com conteúdo mais elaborado significa voltar um pouco a ser criança e se permitir mais.
A nutricionista Lara Natacci explica a importância de buscar também comidas diferentes, novas maneiras de preparar os mesmos alimentos. Desafiar os sentidos também ajuda no processo criativo. Novos sabores, odores, sons, texturas e cores criam conexões e são positivos para a saúde mental.
Após eliminar mais de 25 quilos, dona de casa conta como conseguiu manter uma vida saudável
Prem Baba acredita que a fonte da criatividade está em uma mente serena


Leguminosas e castanhas são alimentos responsáveis por aumentar a capacidade de aprendizado

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

INDICAÇÃO DE FILMES



💜💛💚💙💜💛💚💙💚💛💜💛💚💙💚💛💜💛💚💙💚💛💜💛💚💙💚💛💜💛💚💙💙💛💜💚💛💜💙💚


INDICAÇÃO DE VÍDEO

CRIANÇAS INVISÍVEIS DISPONÍVEL EMhttps://youtu.be/IxmBRrbEhFA
COMO ESTRELAS NA TERRA DISPONÍVEL EM: https://youtu.be/6rxSS46Fwk4








SE COLOCAR NO LUGAR DE UMA CRIANÇA É SEMEAR NO PRESENTE , O QUE SE ESPERA DO FUTURO!!


💜💛💙💚💛💜💛💚💙💚💛💜💛💚💙💚💛💜💛💚💙💚💛💜💛💚💙💚💛💜💛💚💙💚💛💜💛💚💙💚

Leia para seu filho!!!

fonte: Google imagens

Uma criança dorme bem melhor quando ouve uma história que desperte prazer, alegria, risadas e tem como benefício  a ligação e proximidade entre pais e filhos.  Uma simples leitura pode provocar muitas sensações.
Ler para uma criança, desperta confiança, cumplicidade, segurança, demonstração de afeto, atenção que fazem efeitos durante muito tempo, podendo fazer parte das boas lembranças de uma criança e até segui-lá por toda vida.
Para Simões( 2000) 
"Contar histórias a uma criança pequena é uma atividade bastante corriqueira, nas mais diversas culturas do mundo e em várias situações, tanto no âmbito familiar como no escolar. Como se sabe, essa prática vem se reproduzindo através dos tempos de maneira quase intuitiva. Contudo, alguns estudos já demonstraram o importante papel que as histórias desempenham nos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem humana.
As histórias infantis são utilizadas geralmente pelos adultos interlocutores (sejam pais, professores ou terapeutas) como forma de entretenimento ou distração; já que, pelo senso comum, freqüentemente a criança sempre demonstra um interesse especial por elas, seja qual for a classe social à qual pertença.
Especificamente em se tratando da aquisição da leitura e da escrita, essas histórias podem oferecer muito mais do que o universo ficcional que desvelam e a importância cultural que carregam como transmissoras de valores sociais".
SIMÕES, Vera Lúcia Blanc. Histórias infantis e aquisição da escrita. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100004. Acesso em: 16/11/2016.

terça-feira, 5 de julho de 2016

LANÇAMENTO DO LIVRO MOVIMENTA O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE FAMÍLIA



.fonte: http://soscuidate.blogspot.com.br/2015/05/a-minha-familia.html. Acesso em: 05/07/2016.



fonte: https://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-royalty-free-conceito-de-famlia-image29213669. Acesso em: 05/07/2016.

O LANÇAMENTO DO 2º LIVRO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE FAMÍLIA ESTÁ EM FASE DE FINALIZAÇÃO E TRAZ TEXTOS QUE ABORDAM DE FORMA GERAL OS ASSUNTOS QUE DIZEM RESPEITO À FAMÍLIA.
ESTAMOS MUITO FELIZES COM O RESULTADO E EM BREVE TRAREMOS MAIS NOTÍCIAS.
AINDA NESTE ANO DE 2016, TEREMOS O LANÇAMENTO DO LIVRO!!!

terça-feira, 12 de abril de 2016

GRUPO DE PESQUISA SOBRE FAMÍLIA/UNIFEB II: Serás um Índigo?11 características das crianças Ín...

GRUPO DE PESQUISA SOBRE FAMÍLIA/UNIFEB II: Serás um Índigo?11 características das crianças Ín...: Serás um Índigo? 11 características das crianças Índigo Uma criança "Índigo" é um termo usado para se referir a uma classe ...

GRUPO DE PESQUISA SOBRE FAMÍLIA/UNIFEB II: Trabalho Infantil no BrasilAs crianças devem se de...

GRUPO DE PESQUISA SOBRE FAMÍLIA/UNIFEB II: Trabalho Infantil no BrasilAs crianças devem se de...: Trabalho Infantil no Brasil As crianças devem se dedicar a estudar e a brincar, e não a trabalhar... HOME  ›  MATÉRIAS  ›  EDUCAÇÃO...

GRUPO DE PESQUISA SOBRE FAMÍLIA/UNIFEB II: e 3 Mário Volpi

GRUPO DE PESQUISA SOBRE FAMÍLIA/UNIFEB II: e 3 Mário Volpi

GRUPO DE PESQUISA SOBRE FAMÍLIA/UNIFEB II: A mulher do século XXI : estamos realmente empoder...

GRUPO DE PESQUISA SOBRE FAMÍLIA/UNIFEB II: A mulher do século XXI : estamos realmente empoder...: Comprovado. Os homens  se uniram para derrubar uma das maiores representantes femininas do nosso país. Segundo a escritora americana Do...

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Doutorado e mestrado em Lisboa? Você pode

propinas

Ano letivo 2015/2016
No ICS-ULisboa, o valor das propinas no ano letivo 2015/2016 é de 2.750,00 €/ano, para os estudantes nacionais que beneficiem de uma bolsa de estudos e para todos os estudantes internacionais.
A todos os estudantes nacionais que não beneficiem de uma bolsa de estudos, o ICS-ULisboa atribui uma redução até 50% do valor da propina.
O pagamento da propina deverá ser feito no ato da inscrição ou dividido, no máximo, em 5 prestações.
Datas vencimento das prestações da propina:
30 Setembro 2015
16 Dezembro 2015
28 Fevereiro 2016
30 Abril 2016
30 Junho 2016
Sem prejuízo do pagamento da prestação de propinas já vencida, pode o aluno, até 31 de Janeiro de cada ano, requerer a anulação da inscrição na totalidade das unidades curriculares do ano letivo que se encontra a frequentar, determinando assim a anulação da matrícula no ICS-ULisboa.

abertura

O ICS-ULisboa oferece os seguintes mestrados:

Candidaturas abertas para cursar doutorado na UNIVERSIDADE DE LISBOA

CANDIDATURAS ABERTAS

As condições de admissão e critérios de seleção podem variar. Por favor consulte os sites dos nossos doutoramentos disponíveis abaixo.

Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável
           1ª fase - 12 de maio a 30 de junho (inclui as candidaturas a bolsas FCT)
           Antropologia
           1ª fase - 5 de maio a 15 de julho
           2ª fase - até 15 de setembro
           CANDIDATE-SE AQUI
Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade
           Candidaturas
           até 12 de setembro
História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist)
           1ª fase - 4 de maio a 15 de junho (inclui as candidaturas a bolsas FCT)
           2ª fase - até 11 de setembro
           CANDIDATE-SE AQUI
Migrações
           prazo de candidaturas a divulgar brevemente
           Política Comparada
           1ª fase - 5 de maio a 15 de julho
           2ª fase - até 15 de setembro
           CANDIDATE-SE AQUI
Psicologia Social
           até 19 de julho
           Sociologia: Conhecimento para Sociedades Abertas e Inclusivas (OpenSoc)
           1ª fase - 27 de abril a 30 de junho
           2ª fase - 27 de julho a 7 de setembro

Quero pedir um visto de residência
Quero um curso de português (para estrangeiros)
Quero candidatar-me a uma bolsa de estudo
Quero obter um Cartão de Estudante da Universidade de Lisboa
Sou brasileiro - Tenho direito a assistência médica?
Quero pedir um emprêstimo ao banco para pagar as propinas
Sou estudante-trabalhador
Mais informações: info.candidaturas@ics.ulisboa.pt


Para descobrir mais sobre a cidade de Lisboa - a oferta formativa universitária, alojamento, restaurantes, locais de interesse - visite:
portal STUDY IN LISBON
fonte: http://www.ics.ul.pt/instituto/?doc=32000000000&ctmid=2&mnid=1&ln=p&mm=4

OFAP- Observatório das Famílias e das Políticas de Famílias

APRESENTAÇÃO

O Observatório

O Observatório das Famílias e das Políticas de Família (OFAP) tem por objectivo aprofundar e divulgar o conhecimento sobre as famílias e as políticas de família na sociedade portuguesa. Acompanhar a evolução das formas e dinâmicas da vida familiar, assim como o seu impacto nos padrões demográficos, e monitorizar e divulgar a legislação e as políticas de família - ou seja, as acções governamentais e outras iniciativas que regulam e apoiam a vida familiar em Portugal – constituem as duas grandes linhas de actuação do OFAP.
Criado no início de 2010, é uma estrutura orgânica do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), onde está situado, e tem a coordenação científica de Karin Wall. No final do mesmo ano celebrou uma parceria com o Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-IUL).

Objectivos

  • Acompanhar as mudanças nas formas e dinâmicas da vida familiar na sociedade portuguesa;
  • Monitorizar as políticas de família, bem como a sua relação com outras políticas públicas relevantes na sociedade portuguesa;
  • Enquadrar a situação nacional no contexto das dinâmicas familiares e políticas públicas de outros países europeus;
  • Compilar e divulgar informação e documentação sobre estes conteúdos, considerando não só a sua relevância do ponto de vista científico, mas também o interesse e a utilidade para a sociedade no seu conjunto;
  • Realizar estudos que permitam monitorizar as tendências de evolução acima referidas e contribuir para a fundamentação das políticas públicas nesta área; Elaborar um relatório anual sobre a evolução das famílias portuguesas e das políticas de família;
  • Constituir-se, a nível nacional, enquanto pólo dinamizador de colaboração com outros centros/equipas de investigação outros organismos/instituições públicas e da sociedade civil, criando parcerias, plataformas de recursos e grupos de discussão estabelecer uma colaboração estreita com redes e projectos a nível internacional.

Equipa

Membros da Comissão Coordenadora:
  • Karin Wall (coordenadora pelo ICS-UL);
  • Maria das Dores Guerreiro (coordenadora pelo CIES -IUL);
  • Anália Torres (CIES -IUL);
  • Sofia Aboim (ICS-UL);
  • Vanessa Cunha (ICS-UL).
Membros da Comissão Consultiva:
  • Ana Fernandes (ISCSP);
  • Fausto Amaro (ISCSP);
  • Filomena Mendes (Universidade de Évora);
  • Isabel Correia Dias (Universidade do Porto);
  • Johanna Schouten (Universidade da Beira Interior);
  • José São José (Universidade do Algarve);
  • Manuel Sarmento (Universidade do Minho);
  • Maria Engrácia Leandro (Universidade Católica);
  • Piedade Lalanda (Universidade dos Açores);
  • Sílvia Portugal (Universidade de Coimbra).
Membros da Comissão Executiva
  • Karin Wal
  • Mafalda Leitão
  • Susana Atalaia
  • Sofia Pappámikail Marinho
  • Vasco Ramos

Contactos

Contatos
Karin Wall: karin.wall@ics.ul.pt
Sofia Pappámikail Marinho: scmarinho@ics.ul.pt
Susana Atalaia: susana.atalaia@ics.ul.pt
Mafalda Leitão: mafalda.leitao@ics.ul.pt

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Av. Professor Aníbal de Bettencourt, 9, 1600-189, LISBOA
Telefone: 21 780 4700
fonte: http://www.observatoriofamilias.ics.ul.pt/index.php/apresentacao

Observatório da Família( OFAP)


Trajectórias familiares e redes sociais: percursos de vida numa perspectiva inter-geracional

coordenação
 Karin Wall 
equipa
Sofia Aboim, Vanessa Cunha
sumário

Um dos traços emblemáticos da modernização da vida familiar nas sociedades ocidentais reside na diversificação das trajectórias familiares dos indivíduos. Uma segunda mudança fundamental encontra-se nas redes sociais que envolvem os indivíduos ao longo da vida, pois estas tornaram-se também mais plurais, tanto nas suas funções como na sua organização interna, hoje mais centrada nas afinidades electivas.
Estabelecer a articulação entre trajectórias e redes sociais é, pois, um desafio fundamental de pesquisa. Partindo de ambas as problemáticas, este projecto junta dois eixos teóricos e propõe um duplo objectivo. (1) Por um lado, reconstituem-se as trajectórias familiares de homens e de mulheres portugueses de diferentes gerações, investindo numa perspectiva de análise do curso de vida.
Observa-se a configuração e a diversidade das trajectórias, considerando os encadeamentos e os momentos de viragem biográfica relevantes na história familiar e pessoal do indivíduo. (2) Por outro, analisa-se o impacto dessas trajectórias, marcadas por diferentes momentos de transição, na rede de relações familiares e sociais dos indivíduos.



Objectivos
O objectivo deste projecto é compreender a inter-relação entre trajectórias familiares e redes sociais. A partir da análise dos percursos de vida (abordagem longitudinal), a pesquisa empírica irá permitir reconstituir as trajectórias de homens e mulheres e analisar as características estruturais e funcionais das suas redes individuais de apoio. A hipótese central do projecto defende que a diversificação das trajectórias familiares influencia o leque e a complexidade das relações sociais dos indivíduos. O projecto pretende comparar três gerações de homens e mulheres estabelecendo, assim, uma relação entre diversas temporalidades familiares e mudanças sociais e inter-geracionais. 

A pesquisa combina metodologias quantitativas e qualitativas. Será realizado um inquérito de âmbito nacional que incidirá sobre três gerações e diferentes classes sociais; entrevistas com 48 homens e mulheres irão analisar em maior profundidade a natureza subjectiva das trajectórias e dos contextos relacionais.


fonte: 
http://www.ics.ul.pt/instituto/?ln=p&mm=6&ctmid=2&mnid=1&doc=31809901190&sec=3&idpro=103&pid=59




















terça-feira, 5 de janeiro de 2016

SENAC oferece 82 vagas gratuitas

Senac Barretos oferece 82 vagas gratuitas em diversos cursos

Visualizações (113)


Para quem busca capacitação para o ano de 2016, o Senac oferece muitas oportunidades em cursos técnicos e livres.

O Senac Barretos está com inscrições abertas para diversos cursos com início programado para o primeiro semestre de 2016. As ofertas englobam 9 cursos técnicos e 16 livres. Dentre as vagas, 82 são totalmente gratuitas por meio do Programa Senac de Gratuidade.

Há opções nas áreas de administração, gestão e negócios, beleza e estética, comunicação e artes, eventos e lazer, gastronomia, moda, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, saúde e bem-estar e tecnologia da informação.

“O aluno é preparado para que tenha uma abordagem crítica, criteriosa, ética e responsável, capacitando-o para trabalhar em empresas de todos os portes ou até mesmo em seu próprio negócio”, declarou o gerente da unidade, Emerson de Mello dos Santos.

Após a conclusão dos cursos, os alunos retornam mais preparados e com melhores possibilidades de despertar o interesse de empregadores e melhorar seus salários.

A missão do Senac São Paulo é proporcionar o desenvolvimento de pessoas, por meio de ações educacionais que estimulem o exercício da cidadania e a atuação profissional transformadora e empreendedora, de forma a contribuir para o bem-estar da sociedade. Para tanto, o programa contempla pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais e, para participar, o candidato não pode ter histórico de evasão ou reprovação por faltas nos últimos dois anos como bolsista.

Confira a programação completa no site do Senac Barretos: www.sp.senac.br/barretos. Mais informações pelo telefone (17) 3312-3050 ou diretamente na unidade, que fica na Avenida 21, 087. 

Fonte:http://www.asemanadebarretos.com.br/noticia/3973/senac-barretos-oferece-82-vagas-gratuitas-em-diversos-cursos

Bebês que nasceram nas primeiras horas de 2016- Bem vindo a grande família: Humanidade

Garoto Joaquim é o primeiro barretense a nascer em 2016
03/01/2016
  • 04-01-2016-10-48-22_pag4 Camila Gama Gomide
    Já Camila Gama Gomide deu a luz a menina Lívia, a última barretense de 2015
  • 04-01-2016-10-48-37_pag4 1º Bebe - Luciene Ferreira  (5)
    A mãe Luciene Ferreira com o bebê Joaquim,primeiro barretense do ano
O primeiro barretense a nascer na maternidade da Santa Casa de Barretos, em 2016,foi o garoto Joaquim Lourenzo Silva dos Santos, com 3.300 kg e 48 cm, filho do casal Márcio Anderson dos Santos e Luciene Ferreira dos Santos Silva. De acordo com a mãe, a auxiliar de dentista, Luciene Ferreira dos Santos Silva, 26 anos, o nascimento do menino Joaquim Lourenzo, não estava agendado para o dia 1º, porém começou a sentir as contratações no dia 31 de dezembro e até enrolei para vir para o hospital para não dar a luz ao primeiro bebê do ano. “Quando cheguei por volta das 8h e às 10h30, ele veio ao mundo. Nasceu bem forte, esperto e bem saudável”, afirmou Luciene. 
A mãe disse que o nome Joaquim, é uma homenagem ao avô, e Lourenzo era um nome que sempre gostou muito. Segundo a mãe, o garoto Joaquim nasceu de cesariana e o parto foi realizado pelo médico Valdemar. 
2015 
Já o último nascimento registrado no ano de 2015, ocorreu no dia 31 de dezembro, às 16h30 da tarde de quinta, dia 31 de dezembro. A menina Lívia Helena Gama Gomide, filha do casal Camila Gama Gomide e Leandro Gomide da Silva nasceu com 2.350 kg e 45 cm, através de parto cesariana, realizado pelo médico Eric. “Ela nasceu bem, com muita saúde. É a minha terceira filha, após dois meninos veio a minha princesa agora. O parto estava previsto para o dia 16 de janeiro”, afirmou a mãe Camila Gama Gomide, 26 anos, que é auxiliar administrativa.
Fonte: http://www.jornaldebarretos.com.br/noticia/19516/garoto-joaquim-e-o-primeiro-barretense-a-nascer-em-2016